Brilha a estrela de Verstappen no GP da Áustria

Max Verstappen venceu o Grande Prêmio da Áustria de maneira magisterial. O holandês fez uma corrida de recuperação sensacional após um começo muito ruim.

Max Verstappen em uma corrida agressiva fatura na Áustria.

Max Verstappen pôs um fim ao domínio da Mercedes na Áustria ao conquistar uma vitória emocionante nas últimas voltas da corrida com uma ultrapassagem no final sobre Charles Leclerc, da Ferrari, pela liderança.

O holandês, que largou em segundo no grid, teve uma largada horrível ao ver seu carro engasgar, caindo para oitavo e atrás do seu companheiro de equipe Pierre Gasly, mas fez uma corrida de recuperação brilhante, antes de atacar no final da corrida o piloto da Ferrari, para vencer em casa, no Red Bull Ring, circuito da sua equipe.

Disputa que decidiu a corrida

A vitória também é a primeira da Honda desde o retorno à Fórmula 1, e também a primeira da Red Bull na temporada 2019, a vitória, no entanto, permanece sob investigação devida manobra feita para assumir a liderança, despertando o olhar dos comissários, já que Verstappen e Leclerc se tocaram.


Primeira vitória da Red Bull na temporada 2019

Leclerc terminou na segunda posição apesar de liderar a maior parte da corrida, apenas perdendo a posição da frente quando ele fez sua primeira parada, e então na volta 69 de 71 quando Verstappen em uma manobra agressiva passou a sua frente. Ele permaneceu atrás, 2.7 segundos de distancia de Verstappen até cruzar a linha de chegada, com uma investigação ainda em curso.

Valtteri Bottas, da Mercedes, completou o pódio, em um distante terceiro lugar com uma desvantagem de 16 segundos já que a sua equipe não tinha o ritmo necessário para brigar com a Ferrari ou Red Bull, com ambos os carros sofrendo com problemas de refrigeração.


Primeira vitória da Honda desde o retorno à Fórmula 1

Sebastian Vettel foi o único piloto entre os líderes a fazer duas paradas e conseguiu subir de nono para o quarto lugar, passando Hamilton na penúltima volta para derrubar o britânico para quinto.

O alemão sofreu com uma primeira parada muito ruim, já que a Ferrari não estava pronta com seus pneus, o que pode lhe ter custado uma posição no pódio, já que ele terminou um segundo atrás do finlandês.

Lando Norris, da McLaren, foi sexto, superando Pierre Gasly na bandeirada com a segunda McLaren de Carlos Sainz Jr. subindo de 19º para 8º. As duas Alfa Romeo completaram o top 10 com Kimi Raikkonen à frente do seu companheiro Antonio Giovinazzi.

Verstappen, além de vencer, cravou a melhor volta da corrida e, por isso, conquista um ponto extra no campeonato.

A corrida foi a resposta perfeita para a corrida entediante do GP da França e encerra o domínio completo da Mercedes nesta temporada.

A Fórmula 1 volta à ação em duas semanas com o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone.