Charles Leclerc vence o GP da Bélgica.

Charles Leclerc venceu o Grande Prêmio da Bélgica e conquistou a primeira vitória na Fórmula 1. Leclerc dedicou a vitória ao amigo Anthoine Hubert, que morreu no sábado.

Largada GP Bélgica 2019

Charles Leclerc, da Ferrari, conseguiu neste domingo (1) sua primeira vitória na Fórmula 1, no GP da Bélgica, disputado no tradicional traçado de Spa-Francorchamps, na Floresta das Ardenas.

O triunfo de Leclerc, de 21 anos,  aconteceu em seu 34º GP na F1, 13ª pela Ferrari após uma temporada pela Alfa Romeo. Esta foi a primeira vitória da Ferrari em 2019.

Depois de partir da pole, Leclerc impôs um ritmo forte para neutralizar qualquer tentativa dos rivais, no início, Vettel e Hamilton, e só perdeu a liderança para Vettel na troca de pneus. Mas a Ferrari queria a vitória, e com Leclerc em ritmo mais forte, pelo rádio foi dado o recado para que Vettel deixasse o monegasco retomar a liderança, que aconteceu na volta 27.

GP BELGICA F1/2019 – credito: @Scuderia Ferrari Press Office

Vettel não conseguiu manter-se à frente das Mercedes e ficou fora do pódio, que além do vitorioso Leclerc teve Hamilton em segundo e Bottas em terceiro. Vettel cruzou a linha de chegada em quarto.  Mas o final da corrida ainda guardava emoções fortes, na última volta, com Hamilton se aproximando de Leclerc, mas o jovem e talentoso piloto conseguiu segurar o pentacampeão.

Homenagem ao amigo Anthoine Hubert

Alexander Albon, estreando pela Red Bull, fez uma bela prova para terminar em quinto, seguido por Sergio Pérez (Racing Point), que fechou a lista dos seis primeiros. Max Verstappen se envolveu em um acidente com Kimi Raikkonen na primeira volta e na primeira curva do circuito, e acabou batendo em seguida, com a suspensão dianteira esquerda de sua Red Bull avariada depois do toque com a Alfa Romeo do finlandês.

O ponto extra foi para Vettel, que fez uma segunda parada para colocar pneus macios e cravou volta mais rápida.

Próxima etapa GP da Itália dia 08 de setembro 2019