Mercedes domina o milésimo Grande Prêmio de Formula 1

A equipe Mercedes fechou o milésimo Grande Prêmio na China de forma dominante. Max Verstappen terminou em quarto.

Lewis Hamilton de ponta a ponta no GP da China

Lewis Hamilton assumiu a liderança do campeonato de formula 1 2019, superando seu companheiro de equipe Valtteri Bottas, ao vencer o GP da China. Sebastian Vettel da Ferrari completou o pódio: “Acho que as pessoas se lembrarão de corridas emocionantes muito mais do que aniversários”, comentou Sebastian Vettel depois de terminar em terceiro na 1.000ª rodada do campeonato mundial de Xangai.

Lewis Hamilton comemorando na China

Ele está certo, e é por isso que o Grande premio da China de 2019 não deve durar muito na memória dos fãs . Isto não era um clássico; o resultado foi mais ou menos estabelecido quando a segunda volta começou. Provavelmente haverá duas lembranças. A primeira é de Lewis Hamilton , que aparecia mal nos treinos, mas se recuperou para vencer o companheiro de equipe e vencer o GP. O outro será Charles Leclerc , que pela terceira vez em tantas corridas lembrou o que a Ferrari realmente afirma quando diz que seus pilotos estão “livres para lutar”.

Mercedes na ponta em 2019 – créditos Wolfgang Wilhelm

A explicação de Valtteri Bottas sobre como ele perdeu sua vantagem também fez lembra que a 35 anos, quando Nigel Mansell caiu enquanto liderava um Grande Prêmio de Mônaco, e culpava uma linha branca escorregadia. Na visão de Bottas, cruzar a linha de partida enquanto suas rodas traseiras faziam máxima força de tração, e que lhe custou preciosos centímetros em relação a Hamilton, que começou a seu lado.

Hamilton pula na frente de Bottas

Na volta 20, Hamilton estava a cinco segundos e meio a frente, uma vantagem suficientemente confortável que a Mercedes pudesse se dar ao luxo de colocar Bottas em primeiro, para minimizar o perigo dos carros atrás dele. Isso deu mais de três segundos e meio de vantagem, em parte devido a Bottas ter feito o pit mais rápido da corrida , mas em 11 voltas o líder da corrida restabeleceu sua vantagem.

A Mercedes decidiu se proteger juntando os dois carros. Era uma tática arriscada, e Bottas perdeu quase dois segundos em relação à parada anterior, mas isso significava que Hamilton estava menos vulnerável a ser pego pelo companheiro de equipe, caso ele pegasse o tráfego em algum momento inoportuno da corrida.

“Foi uma situação interessante, porque ficou claro que Valtteri Bottas estava sob muita pressão de Sebastian”, explicou Toto Wolff, “Então, se Sebastian tivesse parado, ele teria minado Bottas. Portanto, a escolha lógica foi parar primeiro Bottas” Felizmente para Wolff, o presidente da Daimler esteve presente pessoalmente para ver essa exibição competente do trabalho em equipe da Mercedes. “Foi impressionante como os caras fizeram isso, a coreografia”. Até Dieter Zetsche reuniu todos os mecânicos e disse que não tinha visto nada assim. Hamilton conseguiu sua liderança no restante tempo e conseguiu a sexta vitória em uma pista onde ninguém mais venceu mais de duas vezes.

Próxima etapa Azerbaijão 2019