Hamilton vence e estratégia da Ferrari falha na Russia

Piloto inglês conquistou a nona vitória em dezesseis corridas na temporada, e agora lidera com folga o campeonato, e agradece a Ferrari pelo erro de estratégia.

Ferrari erra feio na estratégia e Lewis agradece. (Photo by Charles Coates/Getty Images)

Além do talento e da sorte de um campeão, o inglês Lewis Hamilton aproveitou o abandono do então líder Sebastian Vettel e venceu o GP da Rússia neste domingo. Depois de uma largada bem feita pela rival Ferrari, onde claramente o piloto Vettel se aproveitou do vácuo do companheiro Leclerc para assumir a ponta do GP, mas o combinado, segundo os rádios de leclerc com a equipe, era devolver logo no inicio a posição ao francês. A ferrari decidiu manter Vettel mais tempo a frente e com isso perderam tempos precioso.

Largada perfeita da Ferrari com Vettel assumindo a liderança no GP da Russia.

A corrida em Sochi pode ser dividida em duas parte. Na primeira, como acordado previamente no jogo de equipe da Ferrari para evitar um ataque de Hamilton, Leclerc, que havia feito a pole, deixou Vettel passar na largada, com a promessa de que voltaria ao primeiro lugar. No entanto, o alemão descumpriu o combinado e seguiu na liderança até perto da metade da prova. A troca de posições só aconteceu no pit stop. Pouco tempo depois de colocar pneus médios e voltar em quarto, mas o inesperado aconteceu, um problema na unidade de potência de sua Ferrari o forçou a abandonar o GP.

Com problemas na unidade de potência de sua Ferrari Vettel abandona.

A partir daquele momento, a prova no traçado russo ganhou um novo contorno. O safety car virtual entrou para retirar o carro de Vettel e acabou ajudando Hamilton, que assumiu a liderança. O piloto inglês voltou dos boxes oito segundos à frente de Leclerc e com pneus macios, comprovando que, além de talento, costuma ter muita sorte. O inglês teve inteligência e conseguiu manter a ponta até o final.

“É incrível o resultado de hoje pelo fato de o quão rápidos eles eram desde a largada. Até para acompanhá-los era difícil. Parecia um longo caminho para alcançá-los”, disse o vencedor, que faturou um ponto extra pela volta mais rápida e pode ser hexacampeão nos Estados Unidos, a antepenúltima corrida.

Lewis Hamilton abre enorme vantagem no Campeonato.

Foi a nona vitória do inglês em dezesseis corridas na temporada, a 82ª na carreira e a quarta na Rússia que o isola ainda mais na liderança do Mundial de Pilotos. Agora, ele tem 322 pontos contra 249 do seu companheiro e vice-líder Valtteri Bottas e 215 de Charles Leclerc, o terceiro.

Próxima etapa GP do Japão dia 13 de outubro 2019