Hamilton é Hexa nos Estados Unidos.

Bottas vence o Gp dos Estados Unidos e Hamilton fatura o Hexa Campeonato Mundial de Formula 1 de 2019.

Hamilton pode se igualar a Shumacher em 2020. (Photo by Dan Istitene)

Lewis Hamilton confirmou a conquista do hexacampeonato mundial de F1 nesta tarde de domingo (3) em Austin. O britânico precisava de apenas 4 pontos para garantir a taça por antecipação, mas foi bem além , liderou até as voltas finais até ser ultrapassado pelo colega de equipe, Valtteri Bottas, que venceu o GP do Estados Unidos. O segundo lugar bastou a Hamilton para soltar o grito de campeão da garganta, enquanto Max Verstappen completou o top-3.

Mais uma dobradinha da Mercedes em 2019

A F1 escreveu um grande capítulo da sua história nesta tarde de domingo. Em Austin, palco do GP dos Estados Unidos, Lewis Hamilton confirmou as expectativas e tornou-se o segundo homem a alcançar a marca de seis títulos mundiais. O britânico, hoje com 34 anos, repete o feito logrado por Michael Schumacher há 16 anos. Hamilton precisava de míseros 4 pontos para confirmar o hexa, mas foi além no Circuito das Américas, coroando uma temporada irretocável com grande corrida para terminar a prova em segundo lugar. Campeão em 2008, 2014, 2015, 2017, 2018 e, agora, em 2019, Lewis está a apenas uma taça de igualar o maior campeão da história do esporte, Michael Schumacher.

Local de honra para o Hexa Campeão de Formula 1

Hamilton vendeu caro a vitória a Valtteri Bottas, seu companheiro de equipe, que adotou uma estratégia de duas paradas, assim como Max Verstappen, contra apenas uma do britânico. Apenas nas voltas finais o finlandês fez a ultrapassagem que lhe valeu a vitória em Austin, a sétima da carreira e a quarta da temporada. Verstappen foi bastante valente e cruzou a linha de chegada em terceiro lugar.

Charles Leclerc largou em quarto e terminou em quarto, em uma atuação das mais apagadas da Ferrari que, aliás, viveu um domingo horroroso nos EUA, com Sebastian Vettel abandonando a prova nas voltas iniciais após ver quebrada a suspensão traseira após impacto na zebra da curva 9. Destaque mesmo para Alexander Albon, que enfrentou problemas na largada em contato com a McLaren de Carlos Sainz, caiu para último, mas remou para chegar em quinto lugar. 

Daniel Ricciardo foi outro grande nome do domingo e colocou a Renault em sexto, desbancando as McLaren de Lando Norris e Carlos Sainz, sétimo e oitavo, respectivamente. Nico Hülkenberg, também da Renault, foi o nono, enquanto Sergio Pérez, depois de ter largado do pit-lane, foi confirmado como décimo lugar depois que Daniil Kvyat foi punido em 5s por ter acertado o carro do mexicano na volta final, em filme muito parecido com o visto na volta final do GP do México, na semana passada. (créditos terra)

Proxima etapa é no Brasil.